A Cidade - Prefeitura Municipal de Pardinho

Ir para o conteúdo
A Cidade

A Cidade  

O Município de Pardinho “situa-se no oeste paulista a 23º 04’ 52” latitude sul e 48º longitude oeste – aproximadamente a 1032 metros de altitude na Cuesta, clima subtropical serrano semelhante ao de Campos do Jordão. Pertence à sub – bacia do Paranapanema na área de recarga do Aquífero Guarani – uma das maiores reservas mundiais de água doce, sendo que o município de Pardinho está assentado na parte mais rasa onde brotam inúmeras nascentes e cachoeiras. Formada pela Cuesta basáltica contêm uma grande quantidade de quartzo em suas terras.

Atualmente, tem quase oito mil habitantes e é rodeado de fazendas e sítios que produzem café, milho, leite variando entre cana, soja trigo e outras. Com aproximadamente 70% de sua área está em APA – área de preservação ambiental possui significativas áreas de mata nativa preservada, ou seja, com flora e fauna existentes. Por isso, a sua área industrial é pequena e restrita, mas conta com empreendimentos como Carolina Soil do Brasil, produtora de substratos orgânicos para plantas, Central Bela Vista – coleta e industrialização de sêmen, Fazenda Sant’Anna produtora de queijo artesanal, Café Cuesta com produtos biodinâmicos, Agroforn, Roder máquinas agrícolas, NeblasKa sorvetes, Laticínio Gege, entre outros. A ASC soluções ambientais que trabalha com tratamento de ozônio é uma empresa que retrata a possibilidades de investimento em soluções ligadas a economia verde. Conta com pequenos comércios, muita atividade cultural com eventos e festas todo final de semana.  Estima-se que circule em torno de cento e cinquenta mil reais anualmente com a atividade turística no município.

 

 
Vista Panorâmica da Cidade – Arquivo Municipal



 
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARDINHO
 
 
A.     HISTÓRICO
 
 
História Administrativa
 
 
                      
 
A colonização de Pardinho teve início no século XVIII, quando as terras próximas a Serra de Botucatu foram divididas em sesmarias, dentre estas, a Fazenda Santo Inácio deu origem às cidades de Pardinho e Botucatu. As dificuldades de acesso retardaram a ocupação da região, muito embora o Governo Provincial tenha incentivado seu desenvolvimento concedendo terras aos povoadores em 1776. Em 1830, a abertura da estrada ligando Sorocaba às cabeceiras do Rio Pardo incentivou a chegada de colonos, com o estabelecimento de pequenas fazendas. Anos mais tarde, a construção da Capela do Divino Espírito Santo, em uma área doada por João Antônio Gonçalves, juntamente com outras doações feitas por José Rocha e Bento Franco, deram início a formação do patrimônio de Espírito Santo do Rio Pardo.Com a expansão da cafeicultura no oeste paulista, no final do século XIX, muitos imigrantes se instalaram na região, proporcionando um período de grande desenvolvimento e implementação de melhoramentos públicos. Por volta de 1930, a crise da cafeicultura gerou um período de retração no progresso da região, somente superado na década de 1950, com a introdução da pecuária. Em 16 de abril de 1891, através do Decreto Estadual nº 159, foi criado o distrito de Espírito Santo do Rio Pardo, no município de Botucatu. Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto Estadual nº 9775, o distrito passou a se chamar Pardinho, por se localizar próximo as cabeceiras do rio Pardo. Em 18 de fevereiro de 1959, através da Lei Estadual nº 5285, o distrito foi elevado a categoria de município com a denominação de Pardinho, desmembrado de Botucatu. Sua instalação ocorreu dia 1 de janeiro de 1960.
 
 

Histórico da Gestão Administrativa:
 
 
                      
 
Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (2017/2020)
Vice-prefeito: Célio de Barros
 

Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (2013/2016)
Vice-prefeito: Geraldo Benfica
 

Prefeito: Jose Francisco da Rocha Oliveira (2005/2012)
Vice-prefeito: Napoleão Corulli
 

Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (1997/2004)
Vice-prefeito: Olivio Gloor
 

Prefeito: Jose Francisco da Rocha Oliveira (1993/1996)
Vice-prefeito: Nair Vicentini
 

Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (1989/1992)
Vice-prefeito:
 

Prefeito: Jose Francisco da Rocha Oliveira (1983/1988)
Vice-prefeito: Napoleão Corulli

Prefeito: Benedito da Rocha Camargo      Júnior (Nomeado      pelo Governador 1977/1982)

 
 

 
 
 
 
 
 
 

HINO MUNICIPAL DE PARDINHO

 
Letra: Olívio Gloor
Música: Maestro Bodó
 
 
Ao centro oeste do estado
Num lugar de natureza exuberante
Na cabeceira do Rio pardo
Nasceu Pardinho cidade de pujante
 
 
Povo trabalhador e hospitaleiro
Com orgulho mostra a sua serra
E saudam os teus pioneiros
Pelo amor dedicado a essa terra
 
 
Salve, salve, Pardinho
Pela honra e pela glória
Salve, salve, Pardinho
Alcançaremos a vitória
 
 
Terra de prosperidade e conquista
Que vivera sempre em nosso coração
Fração do grande estado paulista
Nosso abençoado torrão
 
 
Caminhas pela senda do progresso
Neste solo de riquezas mil
Lutaremos sempre pelo teu sucesso
Recanto feliz do nosso Brasil
 
 
Salve, salve, Pardinho
Pela honra e pela glória
Salve, salve, Pardinho
Alcançaremos a vitória


POSTO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA  
Fone: +55 (14) 3886-1314 – (14)99619-2622   dturpardinho@gmail.com
Rua : Euzébio da Rocha Camargo , 115 Centro – Pardinho SP  Brasil
Criação e Desenvolvimento || JC Tecnologia
Voltar para o conteúdo